Bioenergia: uma frota movida a etanol

Da Agência Ambiente Energia – A cidade de São Paulo trabalha com a meta de ter, até 2018, 100% da forta de ônibus públicos movidos, exclusivamente, por combustíveis renováveis. Na quinta-feira, dia 25 de novembro, a prefeitura assinou compromisso para, a partir de maio de 2010, ter 50 ônibus já rodando com etanol aditivado. O investimento para ter estes veículos circulando totaliza R$ 17,5 milhões. Cada veículo, que será fabricado pela Scania, custará R$ 350 mil. O combustível será fornecido pela Cosan.

“O mais importante é a melhoria da qualidade de ar e o combate à poluição da cidade de São Paulo. Nossa ideia é que tenhamos uma frota com combustível alternativo não apenas com etanol, mas também com energia elétrica e outras fontes de energia limpa”, disse o prefeito. A prefeitura de São Paulo já faz testes com ônibus movidos a etanol desde dezembro de 2009.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, o veículo rodou aproximadamente 25 mil quilômetros nas ruas de São Paulo, transportou 85 mil passageiros e não apresentou falhas, além de ter reduzido em mais de 80% as emissões de gases de efeito estufa. A prefeitura se comprometeu, em 2009, a diminuir em pelo menos 10% ao ano o uso de combustíveis fósseis na cidade.

Marcos Jank, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), uma das signatárias do protocolo, destacou os ganhos que a iniciativa trará. “Trata-se de um acordo muito bem-vindo porque insere o etanol em um mercado tradicionalmente dominado pelo óleo diesel, trazendo ao transporte urbano as vantagens ambientais já demonstradas há muito tempo nos automóveis e comerciais leves,” afirmou Jank, lembrando que o uso do etanol permite a redução 70% das emissões de gases de efeito estufa. (com informações da Agência Brasil)

Fonte: Ambiente Energia

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s