Cientistas desenvolvem reator que transforma energia solar em combustível líquido

 

Pesquisadores americanos e suíços desenvolveram um reator que tem a capacidade de transformar a luz do sol em combustível líquido. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo site “BBC Brasil”. O processo de conversão é semelhante a fotossíntese: por meio de um dispositivo que utiliza o cério, um tipo de metal muito raro, para a quebra das moléculas de água ou dióxido de carbono para transformá-los em líquidos que podem ficar armazenados ou ser transportados.

De acordo com o estudo, a vantagem do novo gerador é que matriz gerada pode ser utilizada em qualquer local, enquanto a energia solar gerada pelos painéis comuns (fotovoltáicos) só pode ser utilizada no mesmo onde estão instalados.

Apesar da ideia, os cientistas consideram que os resultados como ineficientes: o combustível líquido gerado é menos de 1% da luz do sol que entra no reator, com a maioria da energia perdida pelas paredes do aparelho ou pelo desvio da luz solar para fora do protótipo. A tecnologia só poderia ser aproveitada comercialmente quando a eficiência atingir 19% da luz recolhida.

Fonte: SRZD

Advertisements

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s