Solar: estudos para aumentar escala

O Ministério de Minas e Energia está elaborando estudo de viabilidade do potencial brasileiro e das alternativas tecnológicas para a geração em maior escala da energia solar no Brasil. De acordo com o ministro Edison Lobão, a pesquisa também norteará os requisitos para certificação da energia, as estimativas de custos, os encargos setoriais e tributos incidentes, da capacidade de produção, além dos principais fornecedores de equipamentos e elementos essenciais para competitividade e contratação dessa fonte.

O ministro destacou que o aumento anual do consumo de energia elétrica no país será da ordem de 5,1% nos próximos dez anos. Segundo ele, isso exigirá investimentos em hidrelétricas e, de forma complementar, na ampliação do uso de biomassaenergias eólica e solar. “Para manter o ritmo do seu desenvolvimento, o Brasil não deve e não pode abrir mão das riquezas que a natureza nos ofereceu e que conservamos até hoje”, afirmou, nesta terça-feira, 25 de outubro, durante seminário organizado pelo jornal “Valor Econômico”, em Brasília.

Na ocasião, Lobão afirmou que serão investidos cerca de R$ 214 bilhões em projetos hidrelétricos no Brasil nos próximos dez anos.  O ministro também disse que o Brasil tem feito investimentos em energia eólica e de biomassa. Ele citou a realização de leilões específicos para contratação de energia elétrica proveniente das usinas eólicas. Até o final de 2020, o potencial das usinas eólicas será de 11 mil MW. Já a biomassa deve crescer dos atuais 5,4 mil MW instalados para mais de 9 mil MW até 2020.

Fonte: Ambiente Energia

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s