Solar: Tauá produz média de 150 MWh/mês

Da Agência Ambiente Energia – Em seus três primeiros meses de operação comercial, a usina solar de Tauá, no Ceará, produziu uma média mensal de 150 MWh. A previsão da MPX é dobrar a capacidade instalada da usina, que atualmente é de 1 MW, já em 2012. Para isso, a empresa assinou com a GE, em setembro, contrato para o fornecimento dos equipamentos. Com a expansão para 2 MW, mais 6,9 mil painéis fotovoltaicos serão instalados na usina solar. Ao todo, serão 11.580 módulos solares captando a luz e transformando-a em energia elétrica.

Tauá está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de uma subestação da distribuidora local.  De acordo com a MPX, a planta do empreendimento já possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e licença da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) para ampliar sua capacidade até 5 MW. O projeto concebido pela MPX para a usina solar pode chegar a 50 MW.

A usina está localizada na região dos Inhamuns, sertão do Ceará, a 360 quilômetros de Fortaleza. O projeto recebeu cerca de R$ 10 milhões em investimentos e teve apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com um aporte de R$ 1,2 milhão.

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s