EUA e China querem desarmamento nuclear da Coreia do Norte

Brasília – O desarmamento nuclear da Coreia do Norte é tema de reunião hoje (24) de diplomatas norte-coreanos, norte-americanos e chineses em Pequim, capital chinesa. É o segundo dia de discussões.

É a primeira vez que ocorrem os debates desde a morte do presidente Kim Jong-il – em dezembro do ano passado -, que ficou 17 anos no poder. O cargo foi transmitido para o filho dele, King Jong-un.

Desde 2008, as negociações que envolvem as Coreias do Norte e do Sul, os Estados Unidos, a China, a Rússia e o Japão estão suspensas. A China, principal aliado da Coreia do Norte, apelou para a retomada das negociações envolvendo os demais países.

A Coreia do Norte  abandonou oficialmente as negociações em 6 de abril de 2009, um mês antes de ter feito o segundo teste nuclear.

De acordo com os diplomatas dos Estados Unidos, as negociações estão evoluindo. As conversas são lideradas pelo enviado especial norte-americano à Coreia do Norte, Glyn Davies, e do lado norte-coreano, por Kim Kye-Gwan.

“A esperança é que se encontre uma forma de avançar porque é do interesse de todos ir para uma próxima etapa”, disse o norte-americano.

Fonte: Info

Advertisements

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s