5 incríveis transportes movidos a energia solar

Solartaxi

Apesar de também ser um carro movido a energia solar, o objetivo do Solartaxi não é bater recordes de velocidade. Ele tem a aparência de um carro esportivo, mas sua velocidade máxima é de 90 km/h.
Para a construção, Louis Palmer contou com a ajuda de várias universidades e institutos de pesquisa da Suíça. O veículo funciona com a bateria Zebra. Ela é 100% reciclável, feita de sal, cerâmica e níquel, produzida num tamanho menor para caber no carro.
Com 500 quilos, o Solartaxi é rebaixado e tem espaço para apenas dois lugares. Ele consome 8 kWh/100 km, o equivalente a 0,81 litros de petróleo a cada 100 km.
Em 2008, Palmer deu a volta ao mundo com o carro. Para mostrar como a captação de energia solar é fácil, ele acoplou um trailer de cinco metros, coberto com painéis de células solares. Para ele, além de viável e ecológico, o veículo solar é uma alternativa barata, que pode custar cerca de R$ 25 mil.

Sunswift IVy

O Sunswift é um projeto desenvolvido pela New South Walles University. Construído em fibra de carbono, o Sunswift IVy já ganhou desafios mundiais e bateu recordes.
O carro usa células de silício para captar a energia proveniente da luz do Sol. Elas geram 1200W de potência, o mesmo que uma torradeira elétrica ou um aspirador de pó. Apesar de parecer uma potência baixa, o carro consegue alcançar uma velocidade de 88 km/h. Sem o compartimento de baterias, ele pesa apenas 140 quilos.

Teleférico de Tenna

A estação de esqui Tenna, na Suíça, construiu um teleférico movido a energia solar. A estrutura foi adaptada após as autoridades locais resolveram investir em algo sustentável durante a restauração da estação.
Para superar a falta de espaço na instalação dos painéis do transporte, foi criada uma ponte suspensa. A estrutura acima do teleférico possui cerca de 500 metros de comprimento. As placas acompanham o Sol a fim de garantir aproveitamento total da energia.
Atualmente, o teleférico equipado com painéis solares é capaz de levar 800 visitantes por hora ao topo da montanha. Nos dias mais ensolarados, o teleférico consegue produzir o dobro da energia necessária para o seu consumo.
Os custos da obra foram de 1,5 milhão de dólares, mas os benefícios podem ser grandes em longo prazo. A tecnologia permite a produção de 90 mil quilowatts-hora por ano.

Turanor PlanetSolar

O barco Turanor PlanetSolar é considerado o primeiro de sua categoria a conseguir dar a volta ao mundo abastecido com energia solar. O objetivo do projeto é demonstrar como a energia renovável pode ser usada em transportes sustentáveis.
O barco tem 31 metros de largura, 15 metros de altura e é coberto por 537 metros quadrados de painéis fotovoltaicos. São eles que alimentam o motor elétrico para a captação de energia solar. O custo de produção do barco foi de 26 milhões de dólares.
Atualmente, a fabricante do barco busca por um novo projeto para dar uso ao navio. É possível que ele seja alugado para usos científicos ou comerciais.

Solar Impulse

O avião Solar Impulse voa sem nenhum tipo de combustível. Para conseguir isso, ele tem quatro hélices com oito cavalos de potência. Além disso, o Solar Impulse tem uma estrutura leve e resistente.
Ele foi construído com fibra de carbono, além de 12 mil células solares capazes de transformar a luz solar em energia elétrica. O Solar Impulse tem 64,3 metros de asas, a envergadura de asa de um Airbus 340, a potência de uma lambreta e o peso de um carro família.
Até agora, o avião já conseguiu recordes mundiais por viajar movido pela luz do Sol durante longos períodos, além de recordes de altitude e de durabilidade em um voo que durou 26 horas, 10 minutos e 19 segundos.
Ao todo, os pesquisadores já investiram mais de oito anos de trabalho na construção do Solar Impulse. Mas ele é apenas uma espécie de protótipo do avião que será usado para uma volta ao mundo em 2014, segundo expectativas do projeto.

Fonte : http://info.abril.com.br

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s