Consumo de energia pode ter ligação com aquecimento global, diz estudo

Um estudo publicado no site da “Nature Climate Change” no último domingo (27) alega que o calor dissipado pelo consumo de energia em todo o mundo pode ser responsável pelo aumento de temperatura durante o inverno em regiões do hemisfério norte, notadamente na Ásia e na América do Norte

Segundo a pesquisa realizada por cientistas da Universidade Estadual da Flórida e da Universidade da Califórnia, a estimativa é de uma elevação da temperatura em cerca de 1º C.

Mapa noturno registrado pela Nasa entre abril e outubro de 2012 mostra regiões iluminadas dos EUA (Foto: Divulgação/Nasa Earth Observatory/NOAA)

Esse aquecimento realizado pelas pessoas pode ter efeito na temperatura do ar a quilômetros de distância.  O fato ocorre apesar do consumo de eletricidade e de combustíveis fósseis por indústrias, prédios, casas, veículos e outras estruturas de grandes cidades ser distribuído pela superfície do planeta e o calor dissipado equivaler a só 0,3% do total da energia levada para regiões mais remotas do planeta pela circulação atmosférica.

Os pesquisadores dizem que, ao ser carregado pela circulação atmosférica, o calor dissipado afeta regiões distantes dos grandes centros urbanos. “Nós identificamos impactos climáticos plausíveis causados pelo consumo de energia, usando um modelo de escala global”, afirmam.

A pesquisa indica que esse é provavelmente o elo que está faltando para explicar o aquecimento em certas regiões do planeta, já que a maior parte dos modelos que simulam mudanças climáticas ignora o consumo de energia e o calor dissipado por ele.

A estimativa se encaixa com medições de crescimento de temperatura na segunda metade do século 20 com relação a períodos anteriore. O calor dissipado pode ter elevado a temperatura em até 1º C na Rússia e no norte da Ásia, e em 0,8º C nas pradarias do Canadá, de acordo com o modelo estudado.

 

FONTE: G1logopet

Advertisements

0 thoughts on “Consumo de energia pode ter ligação com aquecimento global, diz estudo

  1. Oh my goodness! an incredible article dude. Thanks However I am experiencing subject with ur rss . Don’t know why Unable to subscribe to it. Is there anybody getting similar rss drawback? Anybody who is aware of kindly respond. Thnkx

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s