Bóson de Higgs pode condenar Universo ao fim

São Paulo – A descoberta de uma partícula que pode ser o bóson de Higgs em julho de 2012 gerou comoção no meio científico. Porém, pesquisadores indicam que se a partícula subatômica realmente for o bóson de Higgs, na verdade, ela pode condenar o Universo para o apocalipse.

A descoberta da partícula foi anunciada por físicos do LHC, o acelerador de partículas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern). O bóson de Higgs é uma manifestação de um campo de energia que permeia o Universo, o campo de Higgs, que pode explicar como as partículas têm massa. Isso significa que afirmar a sua existência explica como cada partícula adquiriu matéria após a grande explosão que originou o Universo, há 14 bilhões de anos.

Portanto, a partícula recém-descoberta, mas já teorizada antes, explica as origens do Universo. A novidade é que, agora, o bóson de Higgs também pode ser o novo profeta do fim do mundo. Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio e do Acelerador Fermi, nos Estados Unidos, alertaram que a massa do bóson de Higgs é um ingrediente chave em um cálculo que prenuncia o futuro do espaço e do tempo.

Ainda são necessários mais dados para confirmar a identidade da partícula. Mas muitos cientistas já fizeram suas apostas e começaram a fazer cálculos que antes não eram possíveis sem saber as propriedades do bóson de Higgs. Durante a reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, o físico teórico Joseph Lykken afirmou que os cálculos da nova pesquisa apontam que haverá uma grande catástrofe causada pela partícula daqui a dezenas de bilhões de anos.

Tudo isso por causa de sua massa. A nova partícula deve ter 126 GeV (gigaelétron-volt, medida padrão para a massa de partículas subatômicas). Isso significa que a massa da partícula encontrada tem, aproximadamente, 126 vezes a massa de um próton.

Leia mais: Entenda o que é o Bóson de Higgs 

Se essa partícula for o bóson de Higgs, sua massa é o que precisa para tornar o Universo fundamentalmente instável de tal forma que faria com que tudo acabasse em uma catástrofe num futuro distante. Isso porque o Campo de Higgs está em toda a parte e afeta o vácuo do espaço e do tempo do Universo.

Mas vale destacar que o bóson de Higgs como o responsável pelo fim do Universo ainda é apenas uma teoria. “A relação entre a massa do suposto Higgs e a destruição do Universo foi pouco explicada pelos cientistas” disse a INFO Denis Damazio, engenheiro brasileiro e pesquisador no LHC. Portanto, nenhum dado é conclusivo e, se tudo acabar por causa dessa partícula, o evento deve demorar muito.

Fonte: Info.

logopet

0 thoughts on “Bóson de Higgs pode condenar Universo ao fim

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s