Fezes de cachorros gerarão energia limpa na Grã-Bretanha

fezes-de-cachoror-20130510121242Um projeto desenvolvido na Grã-Bretanha pretende transformar as fezes de cachorros em energia limpa com um baixo custo. Apelidado de “Poopy Power”, o sistema deve começar a funcionar em julho.

Segundo o jornal Daily Mail, mais de 700 mil toneladas de fezes de cães são retiradas das ruas e enviadas aos aterros sanitários britânicos em um ano. O processo custa 225 mil reais aos cofres públicos.

Pensando nisso, o ex-banqueiro de Manhattan Gary Downie teve a ideia de converter as fezes em biogás. Além de abastecer a rede de iluminação pública, o sistema colabora para a limpeza das ruas britânicas.

Os donos de cachorros poderão contribuir para a geração de energia limpa ao depositar os dejetos dos animais em um coletor especial, conectado ao sistema biodigestor, instalado no subsolo. O sistema faz diversas reações químicas para processar as fezes até virarem metano e gás carbônico.

O biogás gerado pode, então, ser usado para alimentar uma turbina de geração de energia, enquanto que o calor e o gás carbônico vão para uma estufa comercial para cultivar plantas. O sistema deve ser capaz de alimentar até 60 casas de uma vez e gerar 200 mil horas de quilowatts de eletricidade por ano. Cada tonelada de fezes mantidas fora de aterros deslocará  450 kg de gases causadores do efeito estufa.

FONTE: INFO Abril  logopet

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s