Geração de usinas a biomassa cresce 31,6%

Geração total do SIN em abril foi de 62.716MW médios, segundo dados da CCEE

Crédito: Getty Images

 

 

 

 

 

 

 

A geração total de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) em abril de 2014 foi de 62.716 MW médios, provenientes de 1.113 usinas modeladas no sistema da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O montante representa queda de 2,3 % na produção frente a março, mas é 2,2% superior ao entregue no em abril de 2013. Os dados são do Boletim de Operação das Usinas, publicado mensalmente pela CCEE.

O boletim aponta ainda, que com o início do período de safra da cana de açúcar, as usinas a biomassa mais do que dobraram o fator de capacidade em comparação com o mês passado, registrando aumento de 156,3% na geração, que chegou a 1.663 MW médios. Na variação anual (entre abril 13 e abril/14) foi registrado aumento de 31,6%.

A publicação também destaca a entrada em operação de 199,6 MW em novas usinas eólicas cuja produção foi comercializada no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Com isso, houve, aumento de 46,4% na capacidade instalada e de 180% na garantia física alocada pelas usinas da fonte no mercado livre. Em situações anteriores, a geração dos parques eólicos havia sido destinada exclusivamente para atender a demanda dos contratos fechados por meio de leilões para o ambiente regulado. O crescimento da geração por fonte eólica em relação abril do ano passado foi de 53%, o que levou a produção da fonte a 734 MW médios, montante 16,4% superior ao gerado pelas usinas eólicas em março/14.

A produção termelétrica manteve a tendência de crescimento em abril de 2014, com alta de 25,3% frente ao mesmo mês do ano passado, e alcançou os 15.406 MW médios. Dentre as usinas térmicas, somente as nucleares apresentaram redução na geração, de 28,6%, em relação a março de 2014, e de 16,6% frente a abril de 2013.

Já a geração das usinas hidrelétricas ficou em 43.825 MW médios, com retração de 4%, frente ao mesmo período ano passado e queda de 3,6% na comparação com março. A produção das hidrelétricas segue, contudo, predominante dentro da matriz elétrica brasileira, representando 69,9% do total gerado em abril de 2014.

 

 

Fonte: Jornal da Energialogopet

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s