Web 2.0

 

Com a chegada da WEB 2.0 entramos definitivamente na era do compartilhamento de informações.
Não basta para o internauta ter acesso a sites e informações. Agora ele opina, modifica, utiliza e compartilha as informações.
Os blogs permitem uma maior interação entre o internauta e o administrador, promovendo a troca de ideias e a modificação constante das páginas. Caracteriza-se com isso um dos principais conceitos da WEB 2.0, o “beta perpétuo”: Todas as páginas em constante desenvolvimento e melhoramento.
Nós, do PET Engenharia Elétrica da UFJF, além de mantermos o blog Energia Inteligente, utilizamos também de outras ferramentas características da WEB 2.0, como as redes sociais:

 

FacebookRede social com maior número de usuários no mundo, tendo atingido a marca de 1 bilhão de usuários em outubro de 2012, o Facebook está conquistando cada vez mais usuários no Brasil. Com a possibilidade de linkar contas com Twitter, WordPress, entre outros vários sites, o Facebook se torna uma ferramenta indispensável na Web 2.0. Assim que publicamos nossos tweets e posts, todos podem ler, comentar e “curtir”.

 

Twitter

O Twitter é uma rede social para enviar e ler atualizações de outras pessoas. Portanto, só é necessário que os usuários do blog sigam o nosso twitter para que recebam em tempo real quaisquer informações curtas (tweets) que acharmos interessantes. Iremos também fazer retweets de fontes importantes de notícias sobre energia. Para quem não tem Twitter, os tweets já irão aparecer diretamente na barra lateral do blog. Não deixe de dar uma olhada!

 

RSS Ferramenta muito utilizada na Web 2.0, o nosso blog apresenta alimentação RSS do Ministério de Minas e Energia e da Cemig,   para trazer, diretamente dos respectivos sites, as últimas novidades e informações.

 

Colocaremos links de wikis para termos importantes nas notícias, já que a Wikipedia é um “símbolo” da Web 2.0, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas.

 

 

YoutubeYouTube é um site que atende mais 43% do mercado (em 2011) em relação a hospedagem de vídeos utilizando a tecnologia do Adobe Flash Player. Aos poucos iremos colocando links para vídeos do assunto no YouTube. Abaixo temos um vídeo interessante sobre o conceito de Web 2.0:

PET Elétrica

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s