Calouro Web 2.0 – 2º semestre de 2011

Nesta 2ª edição do projeto Calouros WEB 2.0, os alunos do curso de Engenharia Elétrica da UFJF, ingressantes no 2º semestre de 2011, desenvolveram tarefas estipuladas pelo grupo PET Elétrica através da utilização das ferramentas web 2.0, constituindo uma avaliação na disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica.

A atividade:

Foram realizadas duas apresentações aos calouros: a primeira, no dia 15 de setembro de 2011, abordando os conceitos de WEB 2.0 e apresentou o blog Energia Inteligente aos calouros, bem como, discutiu a realização do projeto. A segunda, no dia 22 de setembro de 2011, teve como tema a Educação em Engenharia e se baseou no artigo “The Engineer of 2020: visions of engineering in the new century”, base para a realização da última etapa do projeto.

Esta versão foi dividida em 3 etapas:

Etapa I:

Os alunos foram divididos em 10 grupos e estes, em 5 temas, sendo um grupo pró e outro contra cada tema escolhido. Durante um prazo estipulado, os grupos defenderam o posicionamento imposto a eles nas enquetes do blog, criadas para este fim.

Os cinco temas escolhidos e o local da discussão podem ser acessados pelos links abaixo:

Reforma do Código Florestal

Políticas Energéticas Brasileiras

Carro Elétrico

Etanol

Belo Monte

Etapa II:

Cada grupo montou sua conclusão a respeito do tema que lhe coube. A novidade nesta etapa foi a forma de apresentação dessa conclusão: através de um pequeno vídeo caseiro de, no mínimo 3 minutos, os alunos exporam seus argumentos finais em relação ao tema. Após avaliação, os mesmos foram incluídos no Youtube e seus links estão postados no blog Energia Inteligente na página de vídeos.

Para acessar a página específica, clique aqui.

Etapa III:

A última etapa incluiu um tema de fundamental importância para todo profissional da área: a Educação em Engenharia. Nesta etapa, cada grupo mostrou sua opinião sobre o perfil profissional que o engenheiro atual necessita possuir através de um texto em página específica no blog. Para tal, se basearam nas apresentações realizadas pelo grupo PET sobre o tema e em outras fontes, como o artigo Engineer 2020.

Para acessar a página onde foram postadas as opiniões, clique aqui.

 

PET Elétrica

Advertisements