Telecomunicações

Implementação do 4G no Brasil: Viável?

4G A tecnologia 4G está para chegar ao Brasil no ano que vem, graças aos grandes eventos que acontecerão aqui (Copa do Mundo, Olimpíadas) e promete modificar o mercado brasileiro e a dinâmica das telecomunicações no país.

O 4G tem como principal característica as altas taxas na transmissão de dados (pode atingir até 100Mbps contra apenas 1Mbps da antecessora 3G). Além disso, por exigir uma banda maior, é possível suportar mais usuários ao mesmo tempo, mesmo em grandes aglomerações (como os estádios, por exemplo) e fazer uso das tecnologias anteriores (HSPA+, 3G, 2G) quando necessário. Isso faz com que seja mais difícil a rede e a internet móvel se tornarem instáveis.

A frequência destinada ao 4G no Brasil será a de 2.5 GHz, o que exigirá cerca de cinco vezes mais antenas que a tecnologia antecessora. Muito será preciso investir para que os serviços possam ser oferecidos já no ano que vem em algumas capitais brasileiras, tanto por parte do governo federal ou pelo setor privado. Para ilustrar, estima-se que cerca de 60% das linhas de transmissão do país terão de ser modernizadas. Isso deve fazer com que o consumidor enfrente altos preços para fazer parte dessa tecnologia.

Algumas medidas e soluções são estudadas para agilizar, melhorar e fazer acontecer o 4G no Brasil, como o compartilhamento de torres e antenas entre operadoras e a arrecadação por parte da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) de cerca de R$ 3 bilhões a fim de se garantir investimento nas redes. Mas será que assim o 4G se implanta no Brasil? Os serviços prestados terão qualidade ou continuaremos a ver empresas de telefonia no topo das listas de reclamações? Será que toda a infraestrutura básica será concretizada nos devidos prazos?

Advertisements

0 thoughts on “Telecomunicações

  1. GRUPO 3 CONTRA –
    Nosso grupo optou pela escolha do tema: “Implementação do 4G no Brasil: viável?” Pois a implementação da telefonia 4G no país aparece como um grande avanço na telefonia móvel, mas aqueles que esperam uma melhora cobertura terão uma grande decepção.

  2. Grupo 1 Contra:
    Meu grupo optou pelo tema: Empresas de Telefonia: Agências Reguladoras X Estrutura e Qualidade dos Serviços.

  3. Grupo 2 – a favor
    Gostaramos de travar um debate sobre o tema “Implementação do 4G no Brasil: Viável?” , pois a ANATEL ate mesmo ja assinou um termo de implantação o 4G no Brasil e a operadora de telefonia Claro ja informou que conseguiu viabilizar a implantação do 4G nas cidades Recife, Campos do Jordão, Paraty e Búzios.

    Então acho muito viavel um debate sobre o assunto.

  4. Grupo 4 -a favor
    Nosso grupo escolheu falar a favor da implantaçaõ do 4G no Brasil, pela demanda tecnológica mundial das telecomunicações se viabilizarem cada vez mais para as redes móveis, além de podermos debater aspectos históricos e econômicos que envolvem o assunto.

  5. Pessoal,
    Como vocês escolheram, o tema “Implementação do 4G no Brasil: Viável?” já está aberto para discussões!!!
    Não esqueçam de responder ao questionário enviado por email, faltam ainda 2 grupos desta habilitação.

  6. Grupo 3-Contra: Quando foram lançados os aparelhos com esta tecnologia foi anunciado que eles permitiriam velocidades de conexão entre 100 Mbps e 1 Gbps,porem a velocidade realmente oferecida é de 5 Mbps. Só para fazer uma comparação: o 3G raramente consegue atingir mais de 2 Mbps de velocidade.
    Outra desvantagem nos remete à area de cobertura, que é a mesma utilizada na tecnologia anterior(3g),ou seja, alguns locais do Brasil ainda ficarao restritos à transmissao. Para contornar o obstáculo, somente com a implantação de mais antenas. E tal ação certamente resultará em um preço bastante elevado.

  7. GRUPO 1 – Contra:
    Para que o Brasil implante o 4G, muitos investimentos terão q ser feitos, o simples fato de que o 4G tem q atingir os requisitos originais do padrão 4G, com downloads a 1 Gbps.O que estamos bem longe, o custo será bem alto ,e é claro que seremos nós a pagar a conta !

  8. Grupo 1 -Contra (Cópia integral da internet – http://www.tecmundo.com.br/wi-fi/8081-entenda-as-diferencas-entre-3g-e-4g.htm)
    Uma limitação crítica das redes 4G não é culpa da tecnologia em si, mas da maneira como ela está sendo aplicada pelas operadoras. Quase todas as empresas estão ocupando bandas de frequência muito alta (2500 MHz ou mais) com os dados 4G.
    Isso significa que as ondas que transportam os muitos bits do padrão não conseguem penetrar de maneira eficiente em concreto, tijolos e outros obstáculos. Em resumo, para que o sinal do seu aparelho seja útil em casa, as operadoras devem investir muito mais na instalação de antenas.
    Fonte : http://www.tecmundo.com.br

  9. Grupo 3 – CONTRA
    O 4G aparece sim como uma tecnologia boa, mas apenas irá influenciar no envio e recebimento de dados. Porém a cobertura permanecerá a mesma, pois o 4G trabalha baseado às tecnologias já existentes, e fará uso, em muitos casos, da infraestrutura de antenas e transmissores já existentes, além dos enormes gastos com a implantação do sistema.

  10. Grupo 2 A favor

    O 4G é totalemente viavel de ser implantado no Brasil pois ja esta ocorrendo essa implantação em algumas cidades, e so tem pontos positivos como o aumento de velocidade em comparação ao 3G, ja que o 4G trewm um fluxo de dados maior, tambem uma segurança maior em comparação com o WiFi, so temos vantagens com a implantação do 4G.

  11. Grupo 1 – Contra

    A implementação do 4G no Brasil é inviavel devido a difícil adaptação dessa tecnologia por aqui frente a grande demanda de antenas e alto investimento em infra estrutura a fim atenteder as necessidade de qualidade e serviços aos clientes . Sem falar nos altissímos preços que serão atribuidos a esses serviços , já que , muito provavelmente , os pacotes de internet 4G oferecidos aos usuarios nao serão ilimitados .

  12. Grupo 2 A FAvor

    Com certeza é necessário muito investimento para viabilizar uma ampla cobertura da rede 4G no Brasil. Mas fortes investimentos ocorrerão até a copa das confederações para transmissão dos jogos de futebol em tempo real, sem os problemas do 3G. Então com isso, uma boa área principalmente nas cidades sedes dos jogos serão cobertas só nesse ano. Até a copa do mundo e olimpíadas, mais investimentos serão feitos e maior será a área de cobertura

  13. Grupo 2 – A Favor

    Mesmo com o elevado custo para aderir a tecnologia 4G, mas com esse elevado valor podemos ter ideia que o 3G que é uma tecnologia que hoje tem um custo elevado, vai ficar mais barato, pois não sera mas a tecnologia de ponta, então o 3G vai ficar muito mais barato, e muito mais acessível

  14. Grupo 4 A favor.

    Para uma boa implementação do 4G o governo juntamente com a Anatel deve promover algumas ações para não ter problemas com a sua operação.
    A primeira e reforçar a rede 3G para proporcionar boa qualidade de serviço levando em conta que o 4G e uma rede independente, nova, essa rede e que vai dar suporte aos eventos esportivos.
    A segunda e implantar uma rede de fibra óptica robusta em todo país, sem essa rede a tecnologia 4G vai ficar deficiente.
    A terceira e elaborar e aprovar uma lei federal para regulamentar a instalação de torres e antenas de telefone celular, caso contrario as operadoras não vão conseguir atender ao cronograma feito no leilão das freqüências, visto que os municípios têm leis mais severas a este respeito.
    Por ultimo, a Anatel tem que fazer uma gestão acompanhando os passos da implantação do 4G para que não ocorram atrasos, intensificando a sua fiscalização para garantir uma boa qualidade de serviço.
    O governo juntamente com a Anatel seguindo essas recomendações tem tudo para ter sucesso na implantação do 4G no Brasil, tendo como vantagens o avanço da telecomunicação no país, sua economia que vai crescer não só na área, mais também em investimentos futuros em outros ramos pelo país possuir essa tecnologia, cultural pela maior facilidade de acesso a informação e etc.

  15. Grupo 2 – A favor
    Com a chegada do 4G não só o preço do 3G tende a cair, como a internet cabeada, que é a principal utilizada pelos brasileiros, deve cair também. Como o 4G irá oferecer uma conexão ao nível da cabeada porém móvel, se os preços da cabeada não cair, os brasileiros optarão pelo serviço do 4G por ser mais versátil.

  16. Grupo 1 – Contra
    A implementação do 4G no Brasil e uma iniciativa precoce , já que para a instalação dessa estrutura dispõe de uma grande quantidade de fibra óptica , que o Brasil não oferece quantidade suficiente. E outro motivo é a falta de terminais para essa tecnologia.

  17. Grupo 2 – A Favor

    Mas é um investimento que so tende a dar lucro com o tempo, pois é uma tecnologia de ponta não vai ficar obsoleta de forma muito rápida, vai demorar um periodo e esses mesmos terminais vão servir para novas formas de comunicação, pois a fibra ótica é a forma de transmissão de dados mais segura e tambem de maior valocidade que temos hoje em dia e ela so tende a evoluir!

    Então a implantação vai sim ser favoravel ao 4G e as novas tecnologias que teremos pela frente!

  18. Grupo4 -A favor
    Como toda tecnologia nova, o 4g sim vai precisar de grandes investimentos, mais que com certeza vão ter um grande retorno no futuro,como outras tecnologias que se implantarão no Brasil. Um exemplo foi a telefonia celular que tinha um grande custo e péssima qualidade de serviço mais que evoluiu muito com o passar do tempo,a tecnologia 4g e análoga a essa e a varias outras que estão crescendo no mundo.

  19. Grupo 3 – Contra

    Sem duvidas o alto custo dos inverstimentos a serem feitos é o principal agravante em relação a implementação do 4G, porém existe um outro grande problema que é a questão da limitação; quando falamos em 4G ilimitado os dados trafegados são contados e, quando atingem um certo limite, a velocidade de internet é drasticamente reduzida. Isso acontece pois a infraestrutura aérea possui um custo muito alto para as operadoras, sendo assim não é financeiramente viável comercializar um plano realmente ilimitado. A demanda não acompanha a oferta de dados disponibilizados, causando “engasgos” nas redes.

  20. Grupo 2 A Favor

    Para finalizar so vou deixar mais uma informação a operadora de telefonia e TV CLARO ja esta estabelecendo algumas cidades para teste e tendo um otimo funcionamente, e tem plano de ate 2017 todas as cidades com mais de 30.000 habitantes ja estarem totalmente conectado pelo 4G da claro.

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s