Carros elétricos

Não é mais previsão futurista. Os elétricos já começam a ser realidade em países como o Japão. Logo, logo, precisarão de reparo e seguro no Brasil.

Segundo projeções da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), cerca de 30% dos carros novos  vendidos no Brasil daqui a dez anos serão elétricos, sejam híbridos ou somente a bateria. Não estamos falando num futuro distante, coisa de ficção científica… mas daqui a dez anos; um piscar de olhos sob a perspectiva da história.

Parece exagero? Talvez, mas o fato é que importantes montadors, como Ford, Fiat, Renault, Mitsubishi, Mercedes-Benz e Nissan já oferecem veículos elétricos híbridos e a bateria – uma realidade que já demanda um estudo para assimilação e transição dos modelos de negócios para este novo momento da indústria automobilística.

Para os mercados de seguros e de reparação, essa preparação envolve um conhecimento de como esse veículo se comporta em um reparo, e como isso vai trazer impacto à análise do sinistro.

Em uma década, três em cada dez carros serão movidos a eletricidade. O que isso muda na sua vida?

PET Elétrica

0 thoughts on “Carros elétricos

  1. Vamos preservar a natureza de maneira prática, estimulem as pessoas a andarem a pé.
    Muito mais rápido do que os veículos elétricos!!!!

  2. Carros elétricos não são tão vantajosos: suas baterias pesam mais de 400 kg, e assim como as baterias de um celular uma hora elas irão “viciar” e precisarão ser trocadas. As pequenas baterias de um celular já são difíceis de serem descartadas de maneira adequada, imagine como será o descarte de uma semelhante 4000 vezes mais pesada.

  3. Cade o povo a favor da tartaruga de tomada???
    rsrsrsrssrsrsr

    Agora é sério…

    Vamos parar e pensar. Vocês acham sinceramente que as empresas automobilísticas estão realmente preocupadas em preservar o resto que elas ajudaram a destruir?
    Na minha opinião, não passa de uma inteligente e conveniente jogada de marketing.
    A natureza lucrará, mas as empresas serão as principais beneficiárias devido ao alto preço de seu novo “brinquedinho”.

  4. Quem comprar um carro elétrico vai passar raiva. Além de pagar preços absurdos na aquisicão do produto, não encontrarão muitas estações de recarga pelo país, fazendo com que fiquem empacados no meio de uma viagem longa.
    Uma grande economia para manter o carro, mas infelizmente um alto custo para aquisição. Continuo com os carros à combustível.

  5. Ok vamos trocar toda a frote de automoveis do Brasil, que é de aproximadamente 64817 milhões, por carros elétricos, de onde vamos tirar toda a energia? Precisaremos de mais uma Belo Monte causando pôlemica por ai…

  6. A autonomia do veículo é muito pequena. Cada recarga possibilita a rodagem de apenas 100 quilômetro. Sendo que são necessárias em média 8 horas para uma carga completa da bateria

  7. os carros eletricos sao uma maneria viavel de substituir os carros movidos a combustiveis a base do petroleo, essa troca tem que ser feita de maneira gradativa, as montadoras deveriam começar a produzir carros eletricos para que aos poucos sejam substituidos os carros antigos.

  8. O carro elétrico vem como uma solução para a poluição das grandes cidades e para o uso racional do petroleo. É sabido que grande parte da poluição das nossas cidades advem dos transportes. A utilização de carro elétricos reduziria e muito a geração de CO2 e outros gases nocivos ao meio ambiente, sem falar da toxicidade de alguns compostos dos combustíveis. Além de desonerar uma parcela grande da extração do petróleo que é destinada à conversão de combustíveis. Do petróleo saem muitos outros compostos úteis à sociedade que poderiam ter seu preço reduzido devido ao aumento da produção. Acarretando numa diminuiçao de custo/preço de muitos produtos relacionados direta e/ou indiretamente a estes, entre eles; plásticos, asfalto e náilon.

  9. É óbvio que a geração de poluição por meio das baterias é menor do que a combustão interna de motores, porém baterias precisam ser recarregadas e hoje em dia, grande parte da eletricidade é gerada por combustíveis fósseis. Ou seja, seria caro transformar por mais gradual que fosse os carros elétricos pelos convencionais e para não ter uma efetividade total no quesito “baixa poluição”.
    Além disso, a bateria de um carro elétrico demora horas para ser carregada… Tornando impossível a disponibilidade do carro em momentos de emergência, caso a bateria esteja descarregada!

  10. Veículos elétricos podem até parecer uma boa saída no que diz respeito a poluição, mas com uma análise mais aprofundada eles deixam a desejar em vários outros pontos:

    – Suas baterias (que pesam cerca de 400 kg) além de possuírem uma baixíssima autonomia (entre 100 e 200 km), ainda contam com uma vida útil baixa (entre 160.000km e 200.000km). Responsáveis por grande parte do preço final do carro, seria muito dispendioso trocá-las periódicamente, isso sem mencionar o destino dado às baterias inutilizadas.
    -Tempo de carga muito grande, podendo durar até 8 horas.
    -Impacto gigantesco no setor energético do país. Já se perguntaram de onde sairá tanta energia? E quantas mudanças em termos de infraestrutura (Além da geração, teríamos que ampliar todo o sistema de transporte energético do país, com custos exorbitantes!)
    Tamanha demanda de energia necessitará de novas fontes. Mais hidrelétricas (Acabando gradativamente com nossas reservas, isso sem falar na questão cultural que envolve os índios)? Energia Nuclear (Não, Obrigado!)? Eólica (Níveis muito baixos de geração, que praticamente não fariam diferença)? etc…

    Talvez o que parecia tão vantajoso superficialmente, cai por terra com uma análise melhor dos fatos.

  11. A bateria e carregada e o carro roda normamente. Se a bateria descarregar o motorista para o carro em um posto e a troca por uma previamente carregada.
    O esquema só funciona se houver uma rede de postos para troca rápida de bateria. Para isso seria necessário uma a cada 40 quilômetros.

  12. jaaah existem meios de carregar as bateiras eletricas sem ter que parar o carro, atraves da nanotecnologia, isto é, minusculos geradores feitos por fios piezoelétricos podem transformar as deformaçoes sofridas pelos pneus em energia eletrica para manter o carro em movimento.

  13. A vantagem mais óbvia das baterias dos carros elétricos é que elas não produzem a poluição associada com os motores de combustão interna. Porém, elas ainda apresentam custos ambientais. A eletricidade utilizada para recarregar as baterias dos carros elétricos precisa vir de algum lugar, e hoje, grande parte da eletricidade é gerada pela queima de combustíveis fósseis. E é claro que isso gera poluição. Mas como a poluição produzida pelos combustíveis fósseis para recarregar baterias de carros elétricos se compara com a poluição gerada pelos motores de combustão interna?
    De acordo com a Electric Vehicle Association do Canadá, ou EVAC, até os carros elétricos recarregados com geradores elétricos movidos a carvão diminuem a emissão de carbono quase que pela metade. Os carros elétricos recarregados com métodos mais limpos de geração de energia elétrica, tais como a hidroenergia e as usinas nucleares, conseguem reduzir as emissões de carbono para menos de 1% daquelas atualmente geradas pelos motores de combustão interna. Então, mesmo na pior das situações, os carros movidos por baterias elétricas são mais limpos do que os movidos a gasolina. O Brasil, por exemplo, possui atualmente 158 usinas hidrelétricas, que produzem um total de 74.438.695 kW (fonte – ANEEL – maio/2007), entre elas uma das maiores usinas do mundo – a Usina de Itaipu.

    Outra vantagem importante dos motores movidos a bateria sobre os motores movidos a gasolina é o baixo custo do combustível, sendo a eletricidade para os carros elétricos e a gasolina para os motores de combustão interna. O Departamento de Energia dos EUA calculou que um típico carro elétrico consegue rodar 70 km com 1 dólar de eletricidade (cerca de 1,4 centavo de dólar por km). Somente uma queda significativa no preço da gasolina faria com que os carros movidos a gasolina chegassem a esse baixo custo por quilômetro.

    Outra vantagem das baterias recarregáveis é que elas se reciclam bem. Quase 100% das baterias podem ser recicladas, o que evita que as baterias velhas se transformem num problema de descarte de lixo.

    Maior eficiência do motor: Os veículos elétricos utilizam tipicamente entre 0.1 a 0.23 kw/h por quilômetro. Aproximadamente metade deste consumo é derivado da ineficiência do processo de carga das baterias. A média de consumo equivalente para um veículo a gasolina é de 0.98kw/h por quilómetro, sendo assim bastante menos eficientes que um veículo elétrico.

    Zero-Emissões: o veículo elétrico é a única solução 100% Zero-Emissões em utilização. Zero-emissões inclui zero ruídos, zero emissões de gases e zero emissões de poluentes.

    Condução silenciosa: os Veículos Elétricos oferecem uma experiência de condução caracterizada por uma deslocação do veículo mais silenciosa e suave. Isso é conseguido pela ausência de várias peças móveis no motor, pelo ruído da combustão, mas também pela ausência do sistema de escape uma das principais fontes de ruído num automóvel.

    Custos de utilização: o custo da energia elétrica utilizada por veículos elétricos com um sistema de armazenamento de energia em baterias corresponde a um terço do valor do custo do combustível utilizado por veículos com motores de combustão interna, para a mesma distância percorrida e em condições idênticas de utilização. Além disso os veículos elétricos têm menos custos de manutenção já que não precisam de mudanças de óleo freqüentes e outras operações de manutenção pois os motores tem menos peças móveis no motor.

  14. Os carros elétricos, como já disse o Felipe peixoto, na pior das hipóteses causa bem menos danos do que os carros a combustão interna. Apesar de rodarem com biocombustíveis, são bem mais limpos dos que usam gasolina.

Lezel ur respont da Weliton Santos Nullañ ar respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s