Energias Renováveis

 

Não existe melhor palavra quando se fala em energias renováveis do que revolução.

Expressão clara dos ideais de um mundo sustentável, são elas hoje o maior exemplo de tecnologia que vem sendo implementada na busca da preservação do planeta. Defendida por ambientalistas, simpatizantes e defensores do planeta seu crescimento vem sendo acompanhado de perto e exaltado por grande parte da comunidade mundial.

Do ponto de vista puramente capitalista, investir em algo que é mais caro do que aquilo que já se pode gerar por um preço mais em conta é ferir o princípio mais básico desse sistema econômico: o do lucro máximo. Parar as máquinas em nome de um motivo verde não faz parte da filosofia do sistema. Estudos inclusive apontam para o fato de que vai-se consumir tanta energia no desenvolvimento dessas novas tecnologias sustentáveis, que valeria mais a pena continuar vivendo como estamos e evitar esse gasto “extra”, que só seria pago em muito tempo.

A equipe Energia Inteligente quer saber… O que pensam nossos leitores? Não deixe de deixar sua opinião em um comentário!

PET Elétrica

Advertisements

0 thoughts on “Energias Renováveis

  1. Energias Renováveis

    O mundo se se desloca em ritmo descontrolado com o consumo intenso de recursos naturais não renováveis, ocasionando problemas ecológicos como o aquecimento global. E preciso aproveitar os recursos naturais de maneira correta é consciente para que sempre estejam a nossa disposição. As vantagens oferecidas pelas Energias Renováveis e o aumento na qualidade na energia garantindo a sustentabilidade e a renovação dos recursos, reduzindo a emissão de poluentes e a destruição no ecossistema, conseguindo um custo beneficio não só para as pessoas que atualizam, mas também para o nosso planeta.

    Thyago

    Grupo: Energias Renováveis
    a favor
    C1N

  2. Algumas pessoas dizem que as energias renováveis são a esperança de um futuro melhor para a humanidade e para o planeta. Eu digo que elas são a esperança de um presente melhor e um futuro brilhante (sem trocadilhos). Hoje mesmo em nossa universidade (UFJF), nós temos uma usina solar (Fotovoltáica) sendo ativada com capacidade para gerar 30.000 W de potência, o que dá para alimentar, diariamente, 11 casas. Concordo que o investimento em sua instalação e compra de equipamentos ainda é elevado, gerando um alto custo/benefício. Mas a geração de energia e sua manutenção tem um custo irrisório se comparado com os ganhos proporcionados pela mesma. É a velha história, de plantarmos hoje para colhermos daqui a pouco.

  3. A busca por uma forma de sustentar as estruturas do capitalismo vem destruindo as reservas naturais de nosso planeta, além da poluição causada por esses recursos que são em sua maioria combustíveis fósseis que não podem ser refeitos em tempo hábil á utilização,que é danosa ao meio ambiente terrestre.
    Uma alternativa para esse obstáculo esta na maior utilização dos recursos renováveis-sol, vento, chuva,biomassa, marés, etc-que são naturalmente abastecidos ao contrário dos não renováveis que uma vez utilizados demoram milhões de anos para se refazerem naturalmente.Como toda forma de energia, as energias renovéveis tem um lado “ruim” que apesar dos benefícios deve ser observado, que é o custo de implantação,mas temos que levar em conta que depois de instalada uma fonte geradora gasta apenas com os custos de manutenção e também deve ser observado que a matéria-prima dessas energias é ilimitada(dependendo das condições locais,é claro)ao contrário das energias não renováveis que irão acabar um dia.
    Os gastos que as energias renováveis podem trazer não se comparam em nada com os que a humanidade terá se não começar a cuidar do planeta e dos danos que vem causando com essa enrgia agressiva que nos trará danos irreversíveis.
    João Paulo
    Grupo: C1D energias renováveis a favor.

  4. Concordo que a grande vantagem da energia renovável é a não poluição, porém não se pode controlar muito bem sua produção. Mudanças climáticas implicam na variação da produção. No caso da energia solar, por exemplo, durante a noite não existe produção, fazendo com que a energia produzida durante o dia tenha que ser armazenada, as formas de armazenamento de energia solar que existem são pouco eficientes quando comparadas com as formas de armazenamento de petróleo ou gás.Locais do mundo com latitudes médias e altas sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno pois estão menos expostos à luz solar e locais com nebulosidade freqüente também sofrem do mesmo problema.
    A energia eólica também apresenta vários problemas parecidos, como grandes variações na produção de energia, dado que a fonte enérgica tem intensidade variável. Frequentemente estas variações não coincidem com as variações do consumo e logo se torna necessária a construção de sistemas de baterias que permitam responder por estas falhas. Outra grande falha desta energia é a abertura de clareiras para a construção do parque eólico.
    Grupo:C2D1

    • “O ex-diretor do Programa Ambiental da ONU Klaus Toepfer disse em entrevista dia 03/04/11 em Macau não ter dúvidas de que as renováveis estarão no centro da estrutura energética a longo prazo, independentemente da crise nuclear do Japão.
      Disse Tambem, que a procura de energia está a aumentar, ao mesmo tempo que os fósseis estão a desaparecer e o preço dos recursos naturais a aumentar.”

      Pois bem, se os recursos fósseis tais como (Petróleo ou gás) não vão durar para sempre, o que adianta ter meus de estocagem se não haverá o que estocar.Por mais que não sejam eficazes e perfeitos os meios de armazenagem das energias renovavéis, essas sempre teremos, cabe à nós estudades e futuros engenheiros desenvolver métodos mais eficazes e viavéis.

      Pense nisso.

      Dionathan Barroso
      grupo: C1N – à favor

      • muito interessante adorei a ideia…………………!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!………….!!!!!!!!!!!!!!!
        beijosssssssssssssssssss!

  5. Que as Energias renováveis são o futuro da geração de energia no mundo, não se pode duvidar, mas será que sua implementação não causa nenhum dano ao meio ambiente?
    É uma energia estável?
    A energia gerada a partir das hidrelétricas é a principal no Brasil, mas para construir uma usina como a de Itaipu, no Rio Paraná, uma grande área tem que ser destruída e com ela toda sua fauna e flora, além da erosão causada. Também pode-se citar o exemplo da energia gerada a partir dos ventos, o seu custo inicial é muito alto comparado as energias convencionais, e é uma energia instável pois pode não ter vento durante todo o dia ,causando uma falha na entrega de energia.

  6. Pode-se também dar o exemplo dos biocombustíveis como uma energia renovável, mas nota-se alguns problemas nessa fonte: sua produção gasta uma grande quantidade de energia, além de gastar muita água na irrigação das culturas, sua produção depende da devastação de grandes áreas para o plantio das culturas como a cana-de-açúcar Há também a possibilidade do aumento dos preços dos alimentos em detrimento do maior plantio das culturas envolvidas na produção de biocombustíveis e não de alimentos como arroz e feijão.

    Jerson
    Grupo C2D1
    contra

    • A principal vantagem do Biodiesel é que é uma fonte renovável e bem menos poluidora que os combustíveis fósseis.Além disso a obtenção de biodiesel e as pesquisas estão aumentando campos de trabalho e até criando novas profissões, fazendo assim um bem além de ambiental, social e econômico.
      Sobre as energias eólica e solar é evidente que a tecnologia que temos na atualidade deixa a desejar em termos de armazenamento, isso acontece principalmente porque históricamente o ser humano vem usando mais gasolina e gás natural;temos que considerar que no início da industrialização as formas de armazenamento destes eram primitivas e pouco eficientes( a evolução depende não só de capacidade, mas também de tempo).
      Oque se busca não é uma implantação descoordenada de energias renováveis-como esta sendo considerado-,mas um convívio inicial com as energias utilizadas hoje e uma GRADATIVA substituição dessas.

    • Les grandes cogmnpaies pe9trolie8res mauvaise essaient de leur mieux pour l’e9nergie libre de diffuser des ide9es, communes ppl besoin de stoppen.Wir mettre un terme e0 la corruption, vous commencer e0 ge9ne9rer de l’e9lectricite9 pour leur propre jetzt.Besuchen dotcom LT-moteur e0 aimant et obtenir les plans. Rejoignez la re9volution!

  7. A chuva ácida decorrente da maior acidez das gotículas de água, quando em contato com as florestas causa vários problemas,como o crescimento mais lento de suas raízes,oque as prejudica na absorção de nutrientes,o rompimento da s´perfície cerosa de suas folhas tornando-as mais susceptíveis a gelo,fungos e insetos.
    Isso não ocorre apenas nas floretas,esse problema é para a flora EM geral-inclusive as plantações, oque também gera um aumento nos preços de diversos alimentos.Pelo menos com a utilização desses para a produção de biocombustíveis, a produção não será perdida INUTILMENTE.
    Oque é mais danoso:chuva ácida nas plantações ou cultivo destinado aos biocombustíveis?-PENSE NISSO…
    GRUPO: C1D

  8. Utilizar fontes de energia inesgotáveis (como sol, mares, biomassa, ventos, geotermia) é a forma para que a evolução tecnológica não seja vista como algo que destrua o meio ambiente.
    Logico que existe os seus problemas, como o alto custo de implantação, além de, nos casos de energia hidráulica e biomassa, tenham empecilhos como os alagamentos de áreas e a criação de fome, já que os alimentos que foram formados para fazer energia poderiam alimentar uma grande população. Porem, com o aumento das pesquisas nos ramos, o custo/beneficio pode ser cada vez mais vantajoso, além que essas formas de energia não possuem tempo de esgotamento. Além disso, casos de derramamento de petróleo, como o do golfo do México no ano passado, mostra que não é somente na queima dos materiais que o equilíbrio ecológico pode ser perturbado.
    A mudança nas matérias primas de formação de energia tem que ser colocada em pauta, já que a forma de desenvolvimento está fadada quando as reservas de combustíveis fósseis se extinguirem, se o planeta aguentar atingir essa saturação.
    No Inicio da Revolução industrial, as máquinas tinham um pequeno aproveitamento, mas precisou que a necessidade de aperfeiçoar a tecnologia alavancasse a evolução de máquinas mais modernas. Como as energias renováveis são um foco de pouquíssimas décadas, a sua evolução de eficiência e diminuição de custos ocorrerá com o aumento de investimentos no setor de pesquisas, como aconteceu principalmente na segunda e terceira revoluções industriais. A necessidade de energia é que formará a tecnologia de controle das energias renováveis ficarem ainda mais eficientes.
    Toda a implantação ocorre riscos, como acontece com a energia nuclear atualmente e com as energias das primeiras revoluções industriais. Porem o modelo atual já está entrando em colapso. A diminuição das fontes de petróleo e gás aumentam a luta, politica e militar, sobre as áreas de controle desses minerais. Tem que ocorrer uma mudança, mesmo que não total, mas pelo menos parcial. A implantação conjunta (de energias renováveis e não renováveis) seria uma grande forma de evolução, já que em um sistema conjunto, nenhum distúrbio, tanto na produção de renováveis ou não, afetaria a necessidade da população, além dos impactos ambientais diminuírem.

    Iago Zanuti Biundini
    C1D1 – A Favor

  9. Quando se trata da energia renovável o problema maior é a organização e projeto para construção, pois tudo deve ser muito bem estudado, uma vez que é também intenção diminuir o impacto ambiental.
    No caso da energia solar, o Brasil está procurando desenvolver um trabalho integrando industria, governo e universidade, para a produção de células fotovoltáicas que viabilizariam e produção de energia visando o mercado interno e inclusive externo, com investimentos extrangeiros e melhor “aparência” no exterior.
    Já existem locais no mundo onde esta energia é aplicada com alto êxito e elogios como na Espanha, Portugal, Estados Unidos, Alemanha e China, locais de médias latitudes e que não possuem a mesma intensidade luminosa do nosso país. A liderança, inclusive, é européia neste ramo.
    A cidade de Rizhao, na China, tem 99% de seus 2,8 milhões de moradores servidos normalmente por energia solar (aquecimento e rede elétrica), e este país ainda pretende construir uma outra e maior do mundo usina para a geração da energia solar (Solar Valley City), sendo um exemplo da possibilidade de utilização dessa fonte renovável.
    O planejamento no Brasil tem projeto de leis favoráveis no congresso, pesquisadores da Unicamp, por exemplo, desenvolvem métodos de conectar painéis solares à rede elétrica, a fonte mineral necessária para a produção das células ( o quartzo ) é abundante no país… tudo isso está contribuindo para o crescimento da tecnologia e a produção bem planejada com o pensamento futuro para também poupar o meio ambiente.

  10. Temos também como exemplo, nas indústrias de produção de álcool, o aproveitamento de vinhoto como fonte de energia, elemento residual da cana que não tem utilidade e prejudica muito a natureza em qualquer local que seja despejado.
    Isso representa uma economia de energia para este setor industrial, o que logicamente diminui o impacto ambiental causado por utilização de outros meios como combustiveis fósseis.

  11. A questão das energias renováveis é complicada. Atualmente, os combustíveis fósseis “movem” o mundo, sendo responsáveis por grande parte da produção energética. Infelizmente, esses combustíveis não são renováveis a um prazo aceitável, além de que seu uso indiscriminado produz diversos gases que poluem o ambiente. Devido a esses problemas, buscam-se alternativas renováveis a todo o momento, com o desenvolvimento de novas tecnologias e a utilização de outros recursos naturais, como a luz solar, os ventos e os rios. Tudo então parece muito fácil, pois então basta substituir a produção de energia por combustíveis fósseis pela produção através de recursos renováveis, e tudo está resolvido. Mas na prática é muito diferente.
    Peguemos por exemplo o caso dos automóveis. O motor a combustão interna é o mais usado e ele utiliza geralmente gasolina, etanol ou diesel. A gasolina é um combustível fóssil e polui o ambiente, assim como o diesel. Já o etanol é um recurso renovável, já que é produzido através da cana-de-açúcar ou do milho, geralmente. Contudo, esse combustível também polui a atmosfera, além de que as plantações para produzi-lo desgatam o solo por ser uma monocultura. Logo é preciso novas ideias para suprir a futura falta de combustíveis. Uma opção que vem ganhando força é a do carro elétrico, que não polui o ambiente. Entretanto, uma série de problemas torna-o inviável por enquanto. Primeiro que o carro fica extremamente pesado, pois sistema é muito grande. Há ainda a questão da autonomia: o carro elétrico atual tem uma autonomia muito baixa, o que limita seu uso para apenas dentro da cidade. E por último vem a questão do preço, pois como esse tipo de carro usa uma tecnologia avançada, o custo dele é muito alto, ou seja, poucas pessoas poderão tê-lo a curto e médio prazo.
    Esse é só um exemplo de como as energias renováveis precisam ser aprimoradas se quisermos utilizá-las no lugar das não-renováveis. Mas, de fato, é preciso que haja investimentos em pesquisas de como melhorar os sistemas já utilizados, bem como criar novos dispositivos, que deverão ser capazes de dar conta das necessidades num futuro próximo.

    Daniel Ferreira
    Grupo: Energias renováveis – contra

  12. Na cidade chinesa citada acima a emissão de gás carbônico é redusida anualmente em cerca de 53 mil toneladas, somente analisando o aquecimento da água.
    Biocombustíveis são possíveis de ser obtidos somente a partir de óleos e gorduras juntamente com o etanol. Imagine se aproveitada toda a gordura jogada fora em lojas de fast-food e outros empreendimentos deste tipo, somente nas capitais, por exemplo, como iria ser benéfico ao meio ambiente.
    Com este dados, é melhor jogar o óleo fora e queimar petróleo ou obter todos os benefícios de maneira limpa?-PENSE MELHOR NISSO…
    Grupo: C1D1- A FAVOR (nao coloquei nos comentários acima)

  13. O Homem teve a necessidade de encontrar energias alternativas a aquelas que são esgotáveis para suprimir as suas necessidades e eliminar os problemas ambientais. Das alternativas possíveis são a Energia Eólica, energia Solar, energia Geotérmica, energia das marés, energia Hidrológica e a energia da Biomassa.
    As principais vantagens resultantes da sua utilização consistem no fato de não serem poluentes e poderem ser exploradas localmente. E já que a humanidade caminha em ritmo descontrolado rumo a novas catástrofes ambientais, problemas ecológicos e o aquecimento global o aproveitamento dos recursos naturais de maneira correta é o mais importante passo para que possamos reverter este quadro.
    Além disso elas podem ser consideradas inesgotáveis à escala humana, reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis dentre diversas outras vantagens.

    Elisa Dala Paula
    Grupo: C1D1- A FAVOR

  14. “Para mim” o petróleo, o carvão e outras formas de energia não renováveis, podem ser substituídas sem muitos problemas,como no caso dos carros, em que o brasil desenvolveu e lidera a utilização do etanol,uma fonte de energia limpa e totalmente renovável.
    Existe uma necessidade urgente em substituir as energias não renováveis. As reservas de petróleo devem durar mais ou menos uns 50 anos. Cada ano que passa o preço do petróleo só aumenta, o que traz muito lucro aos países que o vendem. As soluções mais viáveis para substituição do petróleo já estão disponíveis e a maioria delas é conhecida há mais de 50 anos. O desafio da substituição destes tipos de energias tidas como “sujas”, esta em desenvolver fontes alternativas razoavelmente abundantes, baratas e que são menos agressivas ao meio-ambiente e, por incrível que pareça, há em abundância em países pobres, como o Brasil por exemplo.
    Interessante é que todos sabem do problema que a terra vem enfrentando com o consumo de energias sujas,como o petróleo e suas conseqüências…e todos estão cientes da qualidade dos combustíveis vegetais e até mesmo do uso da energia solar e mineral. Só que as grandes potências já investiram alto em energias não renováveis.
    Podemos concluir então que as energias renováveis, mesmo tendo caras infra-estruturas, são uma grande aposta para o futuro.

    GRUPO: C1D – A favor

  15. Obviamente uma matriz energética sem imperfeiçoes está muito longe de ser alcançada, porém se no quesito de perfeiçoes o panorama não é tao bom, no de variedade energética, sim. E no mundo com tantas opções o inteligente não é escolher uma forma de energia melhor e sim as formas de energia que se encaixam em determinada região, e pensar nos seus malefícios como um todo e neste ponto entra a energia renovável com um papel fundamental. É fácil perceber que mais cedo ou mais tarde, ela será utilizada, essa obrigatoriedade não vem do viés ecológico , e sim, por não haver uma opção duradoura não renovável. Portanto, se esse futuro é inevitável, o importante é se atentar como construiremos esse futuro. Uma opção é sugar indefinidamente os recursos naturais do planeta, e quando as matérias primas acabarem pensar como utilizar a energia renovável , tendo os problemas dos combustíveis fosseis e nucleares para resolvermos, ou a outra seria investir mais em pesquisas acima de formas mais limpas (Como solar, mares, eólica, geotermia, entre outras) tornando-as mais eficazes e substituir gradativamente o modelo atual para que não ocorra um grande distúrbio econômico no planeta. É preciso definir qual é a melhor opção? Se ainda for, é importante lembrar que os impactos financeiros serão mínimos adotando o modelo renovável a partir de agora, sendo muito mais dispendioso se esse modelo, inevitável, for aplicado mais tarde.

    Grupo C1D1 – Energias Renovaveis – A Favor

  16. As energias renováveis surgem como alternativas para substituir os combustíveis fósseis, mas será que as energias alternativas conseguem substitui-los com eficiencia? E será que toda fonte renovável e sua aparelhagem é completamente limpa?
    Carros perdem potência utilizando alcóol, energias provenientes de sol, ventos e marés são instáveis para abastecimento da população geral.
    No Brasil, a maior parte da energia elétrica gerada é proveniente de usinas hidrelétricas. A energia hidrelétrica é renovável e considerada limpa, porém o processo de intalação das usinas tem grandes impactos ambientais e sociais. Populações ribeirinhas são deslocadas; grandes áreas propícias para produção de alimentos são inundadas; a vegetação inundada se decompõe emitindo gases estufa na atmosfera. Isso sem falar dos resíduos produzidos pelas atividades de manutenção da aparelhagem.
    Conclui-se que as energias alternativas devem ser utilizadas como complementos e que nem todas as energias renováveis são completamente limpas.

    Grupo: C2D2- Contra

  17. Creio eu que as energias renováveis não vão levar a um mundo melhor coisa nenhuma. Elas simplesmente são são boas o suficiente do ponto de vista tecnológico a ponto de suprir as necessidades energéticas atuais. São meios caros, muitas vezes destroem ecossitemas inteiros, como no caso de hidrelétricas que inundam grandes lugares afetando diretamente a flora e fauna locais ou ainda os parques eólicos, que afetam os habitats locais.

    Portanto, energias renováveis não são uma solução. Apenas uma tentativa da humanidade de não perecer diante da certeza de extinção das fontes energéticas e de um futuro incerto nessa questão.

    • É sim discutível a questão do impacto produzido pelas energias renováveis, mas por exemplo, comparando com os combustiveis fosseis, a poluição criada é muito menor. E diante dos problemas climáticos que estamos vivendo e das doenças geradas a partir da grande quantidade de poluentes jogados na atmosfera é necessario que sejam tomadas medidas que diminuam esse impacto. E sem dúvida as energias renováveis são a “bola da vez”.

  18. É muito fácil falar em energia sustentavel, principalmente, no Brasil onde os recursos naturais
    são abundantes e também onde, no tamanho do nosso país, terra é que não falta para poder instalar e contruir
    usinas, turbinas eólicas, o que seja. Difícil é utlizar esses métodos sustentáveis em países sem essas qualidades
    que o Brasil pode oferecer.
    Por exemplo que outra alternativa, tão eficiente quanto, poderia ter o Japão de conseguir energia
    sustentavel a não ser a nuclear, que passa por um desastre?
    Imagina o quanto de capital precisaria para consiguir substituir energia de 50 usinas nucleares através
    de turbinas eólicas? Ou até qual seria a quantidade de terras disponíveis naquela pequena ilha para
    implantar as turbinas? E em qual rio colocaria uma usina hidro-elétrica?

    Paises desse porte teria como conseguir ser sustentavel?

    Grupo C2D1
    contra

  19. Que as energias renováveis são o melhor para o FUTURO em relação à utilização de fontes de energia é indiscutível. Porém o mais importante de se observar atualmente é que essas fontes de energia não são pacíveis de ser exploradas e utilizadas de forma correta.
    Como exemplo temos a energia eólica que, apesar de parecer ser a solução para as regiões que possuem grande disponibilidade de ventos, apresenta “defeitos”, pois regiões próximas às estações de usinas eólicas sofrem interferência em alguns tipos de transmissão.
    A energia maremotriz também apresenta dificuldades para ser utilizada, pois suas usinas deveriam ser instaladas em encostas a beira-mar e instalá-las já seria difícil. Mas depois das instalações estarem terminadas o fato de a agua salgada estragar constantemente o maquinário seria outra barreira a ser vencida e mesmo utilizando materiais que suportassem tais estragos, esses materiais seriam muito caros.
    Um grande problema da utilização de combustíveis fósseis é a emissão de gases poluentes e uma forma de evitar tais emissões é a utilização de energia elétrica para mover os carros. Apesar de ser uma boa idéia, ela é inviável, pois carros movidos a energia elétrica são atualmente muito caros e os mais acessíveis à população não tem autonomia necessária para locomover grandes distâncias.
    Outra forma de energia muito comentada é a energia solar. O problema dessa fonte de energia é que não se pode contar com as condições do tempo para garantir a quantidade de energia suficiente para manter grandes cidades, regiões ou mesmo parques industriais.
    Como disse no início do meu comentário é indiscutível que no FUTURO será necessária a utilização dessas fontes de energia, mas também mostra-se impossível que em um período curto de tempo elas sejam viáveis e correspondam ao necessário para a população regional mundial.

    Rodolfo Viana de Almeida
    C2D2
    Grupo: Energias Renováveis – Contra

  20. As fontes de energia renováveis podem ser o futuro da produção de energia, mas com o baixo nível de tecnológico e a falta de investimentos nessa área o homem busca soluções mesmo que esgotáveis para atender a demanda atual e futura da população.
    Ninguém pode negar a energia renovável em sua maioria é amiga do planeta,porem ela também tem pode ter conseqüências como na construção de uma usina hidroelétrica a área que é alagada destrói florestas e muita das vezes casas.

    Grupo C2D1
    contra

  21. Futuramente as fontes renováveis de energia podem ser a melhor opção. Mas no presente não são. Mecanismos caros e de baixa produção, tratando-se a nível mundial. Faltam pesquisas e investimentos em tecnologia para maior disseminação e implantação. Fontes eólicas sofrem influência de fatores climáticos e localização. Energia solar não é conveniente em regiões afastadas do equador. Atualmente, implantação dessas matrizes energéticas é utópica tendo em vista a demanda mundial. E, assim como os combustíveis fósseis, energias renováveis causam impactos socioambientais. A melhor medida seria investir na melhoria das atuais fontes visando a diminuição dos gases emitidos.

    Grupo C2D2

  22. A queima de carvão e de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água. O resultado são as chuvas ácidas. As águas da chuva, assim como a geada, neve e neblina, ficam carregadas de ácido sulfúrico ou ácido nítrico. Ao caírem na superfície, alteram a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas, monumentos e edificações.
    Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, cerca de 35% dos ecossistemas europeus já estão seriamente alterados e cerca de 50% das florestas da Alemanha e da Holanda estão destruídas pela acidez da chuva. Na costa do Atlântico Norte, a água do mar está entre 10% e 30% mais ácida que nos últimos vinte anos. Nos EUA, onde as usinas termoelétricas são responsáveis por quase 65% do dióxido de enxofre lançado na atmosfera, o solo dos Montes Apalaches também está alterado: tem uma acidez dez vezes maior que a das áreas vizinhas, de menor altitude, e cem vezes maior que a das regiões onde não há esse tipo de poluição.
    Monumentos históricos também estão sendo corroídos: a Acrópole, em Atenas; o Coliseu, em Roma; o Taj Mahal, na Índia; as catedrais de Notre Dame, em Paris e de Colônia, na Alemanha. Em Cubatão, São Paulo, as chuvas ácidas contribuem para a destruição da Mata Atlântica e desabamentos de encostas. A usina termoelétrica de Candiota, em Bagé, no Rio Grande do Sul, provoca a formação de chuvas ácidas no Uruguai.
    Podemos optar por esperar até que o planeta responda de uma forma mais agressiva, ou buscar soluções…Oque queremos para o nosso futuro?
    GRUPO : C1D

  23. Assim como todas as outras fontes de energia, a energia renovavel apresenta vantagens e desvantagens, porém as desvantagens pesam mais para que esta não sejam muito utilizadas.
    Embora não poluentes, as energias alternativas não estão isentas de impactos negativos na natureza.
    Muitas vezes, acarretam um enorme impacto ambiental e social. Um complexo hidroeléctrico de grande dimensão ou um parque eólico compromete seriamente o ambiente das zonas onde estão implantados: para igualar a produção de uma central eléctrica média são necessários, aproximadamente, 1000 geradores eólicos ou 5 km2 de painéis solares. Por outro lado, algumas formas de captação de energia podem não ser economicamente viáveis. O seu balanço energético pode também ser negativo. Por exemplo: em teoria é possível aproveitar a energia das correntes oceânicas, mas na prática, a energia necessária para construir, colocar e manter uma turbina para o efeito poderia exceder aquela que dali adviria.

    grupo: c2n

  24. Muitos ainda vêem a geração de energia por fontes renováveis como uma iniciativa isolada, incapaz de atender à grande demanda de um país continental. A utilização de energias alternativas não pressupõe o abandono imediato dos recursos tradicionais, mas sua capacidade não deve ser subestimada.

    A Alemanha, por exemplo, provou como o uso das fontes renováveis pode ser útil ao Estado, à população e ao meio-ambiente. O país é responsável por cerca de um terço de toda a energia eólica instalada no mundo, representando metade da potência gerada em toda a Europa. O investimento em tecnologia também permitiu aos germânicos se destacarem na utilização de combustíveis de origem vegetal (biomassa).

  25. Com o crescimento desorbitante da população mundial, tanto no aspecto demográfico como no aspecto consumista, está aumentando a demanda de energia elétrica.Uma possivel solução encontrada para suprir essa necessidade são fontes de energia renováveis. Hoje em dia ela detém uma pequena porcentagem da produção total de energia elétrica comparado com o seu potencial imensurável.
    A energia renovável também podem ser tratada como uma fonte mais limpa e menos impactante do que as outras formas de energia. Creio que com o avanço tecnologico, a produção de energia por meio de fontes renováveis vai se desenvolver muito, se tornado talvez a principal forma.

    Luiz Felipe
    Grupo C1N a favor

  26. Muito obrigado caros observadores. Sou eu, um estudante fazendo pesquisas nesta area e seus comentarios estão me ajudando demais, esclarecendo muitas coisas. Mas quero fazer um pergunta: Que beneficia dessas energias ? sera que o pobre pode contar com isso ?

  27. faso egenaria eletica e acho que o brasil tem muito acreser na enegia renovavel por que ela nao causa dano ao meio ambiente e digo e repito ela e limpa assista ao progeto gota dagua dos atores da globo eles esplica direito muito legal diga nao a belo monte xooo vamo pa rua meu povo ninguem auguenta mais essa robalhera belo monte vei so pra usar 50% de sua capacitade devemo bloqea aseso dos enpleitero na obra esses vagabdo nao pode mas mecher nas terra dos indio se eles qer guerra nos dad guerra vao ver o qe e bom pra toce a enegia elica e a melho tem vento no brasil todo e ele nao gasta se forse enegia linpa era no decerto do saara muda brasil

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out /  Kemmañ )

Google photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google Log Out /  Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out /  Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out /  Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s